7 dicas para se tornar um craque em composição fotográfica

Last modified date

Comments: 0

A entrega do seu produto fotográfico tem uma missão muito específica. Ela precisa simplesmente encantar o seu cliente. Existem diversos fatores que fazem a pupila do seu cliente dilatar, mas a composição fotográfica é, sem dúvidas, um fator essencial que deve se preocupar fortemente. 

Além da regra de terços – sim ela não é a única que faz parte da composição fotográfica – iremos diluir sete dicas para você se tornar um craque quando se fala em composição fotográfica. 

A regra de terços tornou-se mais que essencial para a vida de um profissional da fotografia, você precisa saber sobre essa técnica para conseguir ao menos uma foto “normal”. 

1 – QUAL É O CENTRO MAIS IMPORTANTE DA SUA CENA?

Toda e qualquer imagem tem um assunto. Ele deve ser, dentro da cena, ou seja, na composição da foto, o mais evidente e óbvio a se observar. 

Este assunto pode ser pessoa, animal, flor, objeto, entre outros. Contudo, não precisa necessariamente seguir ao pé da letra e ser colocá-lo no centro da imagem, entretanto, este centro de interesse precisa estar indiscutivelmente identificável. 

Quando você determina esse assunto, pode partir para a composição total da cena. E isso torna-se mais fácil de formar. 

2 – FAÇA O ENQUADRAMENTO PERFEITO 

As fotos são, de certa forma, uma maneira de você transmitir, contar uma história. Por isso, o assunto da imagem precisa ser o centro de interesse da cena e acabar formando a maior parte do quadro. Assim, você consegue emitir uma mensagem sem ruído. 

Na dúvida, tire-o!

Faz parte colocar um número alto de elementos em uma foto, tudo depende do que você quer transmitir na foto. Mas, sempre acaba tendo algo que chama uma atenção chata no enquadramento, portanto, na dúvida, tire-o!

3 – PSICOLOGIA DAS CORES TAMBÉM É IMPORTANTE

As cores também é uma forma de comunicação. Quando você veste ou visualiza uma cor, reflete alguma mensagem, algumas vezes subliminares, para outra pessoa. Por isso saber toda a psicologia das cores, o que cada cor transmite ou sua função, é importante para a composição fotográfica. 

E quando você combina esse jogo de cores, esteticamente faz uma diferença e pode contribuir para que você tenha uma composição de craque.

4 – FAÇA DO ESPAÇO NEGATIVO SUA ARMA SECRETA

Saber sobre o espaço negativo da imagem, é considerado uma técnica parcialmente avançada, que tem como objetivo destacar um assunto na imagem. 

Você faz o centro de interesse locado ao lado da imagem e o restante com preenchimento vazio pode gerar, algo solitário, excluído, fora do grupo e ainda sim um destaque.

5 – LINHAS COMO UM DIFERENCIAL NA COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Você pode através das linhas conduzir o olhar do observador na imagem. As linhas têm uma importância grande na composição fotográfica. 

Quando você usa ela de forma correta e à seu favor, você gera um impacto na imagem e pode ressaltar o assunto da imagem. 

6 – 3 ELEMENTOS NA FOTO PODE MUDAR SUA IMAGEM

Conhece a regra dos ímpares? Ela basicamente diz que se você utilizar número ímpar de elementos na foto, ela pode transmitir bastante sensações positivas e pode deixar a imagem mais atraente. 

Mas por que três especificamente então? 1 elemento é bastante utilizado no espaço negativo, pois pode transmitir sensações de solidão, exclusão. 2 significa algo sem oscilação, mais equilibrado. 4 elementos precisa ser bastante técnico para conseguir distribuir. Desta forma, quando você opta por 3 elementos, pode ser ideal e pode mudar sua imagem positivamente. 

7 – NATURALIDADE TAMBÉM ENQUADRA

Tem vez que você não precisa, literalmente, fazer nada. Única exigência é que você tenha um olhar de fotógrafo sempre aguçado e consiga enxergar alguma beleza em coisas naturais. 

Galhos de árvore, uma folha caída estrategicamente, um cachorro pousado para descansar… Essas situações não exige uma composição fora do comum para você fazer, basta ter um olhar apaixonado pela fotografia. 

Tornar um craque na composição fotográfica exige bastante esforço, antes de mais nada. Sempre enfatizamos, estude muito tudo. Ame essa profissão e seja um apaixonado até pelas coisas simples, vê-se pelo enquadramento natural.

fstop

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post comment