A fotografia possui inúmeras técnicas, dicas e conceitos que são essenciais para auxiliar o profissional na hora de tirar suas fotos, sejam pela câmera ou pelo celular.
Que tal saber um pouco mais sobre 3 elementos importantíssimos que podem contribuir com seu trabalho final? Sempre bom lembrar que, independente desse tópicos, muito do resultado varia de acordo com o próprio fotógrafo! Conhecimento é a chave, mas seu toque pessoal pode transformar tudo.
OBJETO PRINCIPAL E SEUS ESPAÇOS
É muito importante ter um cuidado especial com o espaço deixado em volta do seu objeto principal. Isso afeta sua importância em relação ao ambiente.
Um exemplo clássico: seu personagem precisa representar uma faceta fraca, imponente, sendo consumido por uma torrente de problemas e o mundo em volta parece que vai engolir tudo. Pensando nessa cena, você já sabe que o espaço em volta do objeto central precisa ser grande.
Em outros momentos ocorre o contrário: nosso personagem é épico, triunfante e está numa posição de superação e glória. Logo, o espaço em volta dele será menor, evidenciando sua cena.
Elabore um roteiro e saiba quando optar por um espaço abrangente ou intimista, isso definirá completamente o objetivo da sua imagem.
OCUPE ESPAÇOS COM EFICIÊNCIA
Geralmente, os cenários que queremos registrar é imenso. Infelizmente, mesmo dando vários passos pra trás ou usando lentes específicas, fica difícil de conseguir um registro decente.
Tirar uma foto regular nunca é uma opção (apenas se for para registro pessoal), logo é preciso usar de criatividade e técnica para manter o nível da imagem. A solução é ocupar o espaço com detalhes que se destaquem em relação ao restante.
Muitas vezes, quando pensarmos em capturar o macro, basta notar os detalhes que o micro já diz com facilidade. Se não é possível registrar a cena inteira, procure algo nela que conte bem a história do lugar, por exemplo.
O SEGREDO DOS OLHOS
Se o seu objetivo não é incomodar ou passar uma ideia diferente para quem está vendo sua foto, é importante sempre manter a naturalidade.
Nos comunicamos muito pelos olhos, e mesmo com as diferenças de altura que cada um possui, é normal pensar que a linha dos olhos é o padrão para uma conversa e para nos conectarmos.
Sendo assim, existem duas coisas muito importantes para aproveitarmos no olhar do personagem central: altura (que influencia no ângulo) e o foco.
Por exemplo, experimente se abaixar na altura dos olhos de uma criança para registrar um momento. A diferença de fazer isso e/ou tirar uma foto de cima pra baixo é notável e evidencia a sensibilidade do profissional.
Em relação ao foco, quando tiramos fotos bem próximas em grandes aberturas, pouco centímetros de diferença entre a lente e o objeto central podem focar determinadas partes e outras não. Caso aconteça, foque nos olhos.
Esses são os principais elementos que devemos nos atentar e usar ao nosso favor quando o trabalho ou ensaio exigir. Sua postura e seu conhecimento fazem toda a diferença, principalmente quando permite que sua criatividade se junte à isso, provocando resultados incríveis.
Bons ensaios!