Dicas de como segurar sua câmera de maneira correta

Last modified date

Comments: 0

Atualmente, muitas pessoas estão acostumadas a tirarem suas fotos com o celular, um aparelho muito mais leve e ‘fácil’ de segurar do que uma câmera profissional (ou até mesmo semi). Isso trouxe um vício de postura que diminui a qualidade das suas fotos quando tiradas com um equipamento diferente. A maneira como manuseamos nossa câmera muda completamente o resultado obtido.

Que tal conhecer algumas maneiras de segurar corretamente seu equipamento?

• Jeito é tudo

Uma boa técnica começa na maneira de segurar. Independente de estar de pé, ajoelhado, deitado, etc. Grande parte dos cliques vem da mão direita. Segure com ela e suporte o peso nessa mão enquanto os dedos descansam sobre o obturador. 

Sua mão esquerda deve estar posicionada sob a câmera, dando mais firmeza e dividindo seu peso. Deixe o indicador e polegar esquerdo livres para ajustar foco ou anel de abertura da lente.

• Obturador

Não deixe o dedo do obturador no ar antes de pressionar o botão de disparo, você fará muita força ou impacto na hora de clicar. Mesmo que seja rápido, irá inserir a trepidação da câmera na imagem. Repouse seu dedo e aperte o botão suavemente.

• Cotovelos

Mantenha os cotovelos em direção ao seu corpo. Quanto mais fizer isso, mais estável sua câmera ficará. Em uma fotografia normal, use uma posição dos cotovelos onde sinta que está mais confortável, seu corpo dirá onde é essa posição, apenas deixe fluir.

• Posições

Quando estiver de pé, mantenha os pés na largura dos ombros ou mais longe. Quanto mais próximos seus pés estiverem uns com os outros, mais instável ficará.

Ajoelhar garante estabilidade ao seu corpo e uma nova perspectiva. Tente não pressionar o cotovelo contra a perna, ao invés disso, apoie seu braço diretamente no joelho.

Quando sentado, levante os joelhos para descansar seu braço em ambas as pernas, garantindo estabilidade.

Ao deitar, apoie os cotovelos no chão ou coloque sua câmera sobre algo.

• Apoio

Sempre é uma boa ideia apoiar-se em algo. Em ambientes urbanos existe uma infinidade de opções ao profissional, como os postes e bancos. Quando na natureza, use as árvores ao seu favor. Atente-se para carros, edifícios e paredes que podem contribuir para seu posicionamento, sempre tomando cuidado para não causar danos.

• Alça ao seu favor

Quando usar a tela LCD da câmera para compor a foto, estenda os braços e faça a alça da câmera tensionar atrás do pescoço. Dobrando os cotovelos, é possível alcançar estabilidade com essa combinação.

• Respiração

Respiração causa vibração na câmera, sabia? É preciso treinar sua respiração na hora de exalar ou antes de inalar, ambos os momentos mantém a estabilidade do equipamento. 

• Estabilidade

As posições são cruciais para a fotografia, mas nem todas são confortáveis para cada fotógrafo. É preciso estar consciente sobre seu corpo e as extremidades, fazendo ajustes para que fique mais estável da maneira que conseguir.

• Bônus: Como NÃO segurar sua câmera

Depois de tantas dicas sobre o manuseio correto do seu equipamento, é hora de comentar brevemente sobre algumas posições que não são recomendáveis na hora de efetuar seu trabalho:

– Não afaste o seu torso para trás ao segurar a câmera, dê um passo para trás ou altere o ângulo;

– Não vire a cabeça no mesmo ângulo que a câmera quando realizar fotos verticais. O equipamento rotaciona, o profissional não;

– Não deite-se de maneira horizontal como se estivesse “sensualizando”. Fique de bruços, apoie-se nos cotovelos e sempre de frente para a cena;

– Não afaste o seu torso para trás quando estiver sentado, firme os joelhos e alcance a posição mais confortável.

fstop

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post comment