Como cuidar das lentes de maneira correta para manter em bom estado?

Last modified date

Comments: 0

Organizar e cuidar das suas lentes não é uma tarefa tão simples quanto parece. Acompanhe as dicas que separamos e seja profissional em todas as fases do seu trabalho.

USE COM FREQUÊNCIA

A melhor forma de manter suas lentes livre de fungos é a mais simples de todas: utilizando bastante. Fungos aparecem em ambientes úmidos e escuros, logo a luz que passa pelos elementos óticos é a maior garantia de limpeza.

BANHO DE LUZ

Sabemos que fotógrafos profissionais mantém o equipamento em constante uso, diminuindo o surgimento de fungos. No caso dos profissionais que usam menos seu equipamento, o recomendado é dar um banho de luz nas lentes ocasionalmente. A quantidade depende da umidade de sua região, mas o mínimo é 1 vez por mês.

Porém, fique atento: Banho de luz não é a mesma coisa que banho de sol. Não exponha o equipamento diretamente contra a luz solar, o excesso de calor pode dilatar os componentes, ressecar as borrachas, etc. Não tampe quando estiverem debaixo da luz também, senão você não terá resultado. 

CUIDADO COM FILTRO UV

Os raios UV tem uma eficiente ação germicida ajudando a matar os fungos e o filtro UV não serve apenas para proteção conta poeira e danos mecânicos, mas também bloqueia esses mesmos raios. Logo, os fungos podem se aproveitar disso.

BOLSA = TRANSPORTE

As bolas com compartimentos para equipamentos são ótimas para transporte, mas não deixe que os mesmos fiquei guardados por longos períodos. Ainda mais se chover muito, os tecidos e espumas podem reter a umidade, além de não deixarem a luz passar.

EQUIPAMENTO SEMPRE EM LUGAR SECO E CLARO

Caixas plásticas transparentes são perfeitas para guardar seu equipamento. Elas não retém umidade e permitem que sempre tenham contato com luz. Junto com isso, deixa algum produto anti-mofo. Existem opções (não tão baratas) de câmaras desumidificadoras com controle de temperatura também. Caso sejam usados com frequência, basta deixar numa prateleira ou estante que receba luz.

TRIO DE LIMPEZA

Primeiro, você sopra com a bombinha fuc fuc para remover os grãos de poeira e depois, passe uma flanela seca levemente em movimentos do meio para as extremidades da lente. Para finalizar, use o lenspen para absorver marcas de dedos e gordura. Chega de usar a camiseta para limpar, ela pode desgastar a camada de verniz e prejudicar a nitidez de algumas lentes.

PARASSOL

Seu maior aliado contra muitas coisas, esse acessório protege as lentas contra danos mecânicos. Mais do que filtros UV, inclusive.

QUARENTENA

Se mesmo com todos esses cuidados, sua lente ficou com fungos, não se desespere! Se for bem pequeno, é provável que não interfira na imagem. Nesse caso, separe essa lente dos outros equipamentos e deixe pegando luz por alguns dias. Não fará com que o fungo retroceda, mas vai impedir que se desenvolva. Porém, se o fungo tomou conta de boa parte da lente, é hora de ir para a assistência, não há o que fazermos.

fstop

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post comment