Dicas essenciais de como ser um fotógrafo cada dia melhor

Last modified date

Comments: 0

Você, deve ser uma pessoa que se cobra diariamente para ser um profissional melhor, correto? Ainda mais nessa área da fotografia, uma das profissões atuais que mais crescem no mercado brasileiro.

Mas, afinal se o mercado de fotógrafo cresce bastante, como se destacar no meio de tantos? Você já imaginou como se manter em constante evolução nesta área? Então siga algumas dicas fundamentais para que você ao menos se cobre para ser melhor a cada dia. 

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Primeiramente, de bate-pronto, você conseguiria classificar as tendências e o que já ficou totalmente ultrapassado na fotografia? 

Para os profissionais da fotografia torna-se imprescindível se manter atualizado sobre as novidade que estão acontecendo na profissão. Por ser uma área bastante dinâmica, ela se atualiza a todo momento. Tendência, modismos, técnicas, são alguns exemplos que você precisa acompanhar de perto tudo que está rolando. 

Seja antenado nos blogs, redes sociais de algumas autoridades da fotografia, busque personalidades experientes que combinam com o seu estilo. Veja fotos deles constantemente e seja criterioso ao olhar sobre as técnicas que eles utilizam. 

Além disso, existem as coisas que você pode fazer fora do mundo digital. Livros, cursos presenciais, workshops é um exemplo. 

Dica extra: Sempre que frequentar esses cursos ou workshops, por exemplo, mantenha sua rede social atualizada. É importante os seus potenciais clientes saberem que você se mantém atualizado e tem gabarito no assunto. 

PORTFÓLIO SEMPRE COM TRABALHOS ATUAIS

Portfólio é a maneira mais prática de apresentar o seu trabalho, portanto, torna-se essencial você manter em constante atualização. Você não deve simplesmente selecionar um grande número de fotos, colocar em seu site/redes sociais e depois disso nunca mais atualizar. 

Vai passando o tempo, suas técnicas e estilo na fotografia pode mudar muito. Irá chegar a um certo ponto que aquelas fotos que você selecionou no começo, não será mais a sua cara atualmente. Sendo assim, seus potenciais clientes, podem se decepcionar com o trabalho apenas pelo fato de estar esperando uma outra coisa. 

Desta forma, atualize frequentemente o seu portfólio. Separe um dia do mês ou quinzenalmente, para que você faça este exercício. O mais importante neste caso, é que o portfólio retrate claramente sua capacidade técnica e capacidade de resultado que você pode entregar para os seus cliente. 

FAÇA EXERCÍCIOS COM A SUA CRIATIVIDADE DIARIAMENTE

Uma das habilidades imprescindíveis dos fotógrafos é ser criativo. Se você perder, terá grandes dificuldades nesse mercado que, como dissemos, cresce bastante. 

Para evitar esse bloqueio criativo, você precisa exercitar a sua criatividade de forma diária. E você pode ir além de apenas usar a fotografia para isso. 

Leia livros, assista séries, ouça músicas, vá ao teatro, busque várias produções artísticas. Se permita ir ao cinema de vez em quando, se dê umas férias, faça sua vida divertida. Essas práticas deixa sua criatividade acesa, sem contar o fato de que você está colecionando histórias e ideias. 

Tenha esse hábito de buscar inspirações, principalmente fora da fotografia. Você vai ver como isso te libertará e algo que você ouviu em uma música ou uma série, por exemplo, pode ser usado no seu ensaio. 

Você conhece outras dicas que poderia compartilhar que faz com que você seja um melhor fotografo a cada dia? Compartilhe este blogpost para um colega fotógrafo e discuta com ele como ser melhor que ontem, sempre. 

fstop

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post comment