Trabalhar com diversos equipamentos diferentes pode também confundir a cabeça do fotógrafo. São família inteiras de ferramentas e uma grande variedade de detalhes que fazem parte do kit ‘básico’ do profissional, gerando a questão mais comum: Eu trouxe as coisas certas pro ensaio?
Vamos conhecer um pouco do que é essencial para os seus trabalhos, não podendo ficar de fora do seu kit profissional de fotografia. Para alguns, podem parecer óbvios, mas com a correria e com a quantidade de informação que os iniciantes recebem, é sempre positivo relembrar e focar no que importa. Confira:
• Câmera e lente
O ponto de partida da profissão. Quando falamos de profissionalismo, é obrigatório citar câmeras DSLR ou mirrorless, que possibilitam a troca de lentes, encaixe de flash e regulagem.
Escolher a “melhor” câmera depende basicamente de custo-benefício. Pensando em fotografia profissional, as preferíveis são do tipo full frame. Elas possuem sistema bem desenvolvido, construção resistente, funcionalidade adicionais e se comportam melhor em condições adversas.
Geralmente, a câmera comprada vem acompanhada de uma lente conhecida como “lente do kit”. São lentes zoom que cobrem distâncias focais diversas. Essa lente, comumente, pode ser a 18-55mm (Que cobre desde um campo de visão grande angular até um normal) ou a 18-135mm (com distância focal de teleobjetiva). Isso claro se tratando das semi-profissionais, câmeras profissionais, como a Canon 6D o kit é a lente 24-105mm.
As lentes dos kits atuais possuem um desempenho melhor do que as de gerações anteriores. Porém, pela demanda de maior qualidade no trabalho ou adequação em novas propostas, é recomendável (e necessário) adquirir uma nova lente.
• Bateria reserva
A bateria de uma câmera DSLR costuma durar um bom tempo, mas um bom profissional precisa se prevenir e possuir em mãos uma bateria reserva. Imprevistos acontecem, o ensaio pode demorar mais do que o combinado, por exemplo.
Juntamente com a bateria, gostaríamos de citar o “grip”: um periférico encaixado debaixo da câmera que comporta duas baterias. Isso aumenta a autonomia da câmera, reduzindo o gasto de energia.
• Cartão de memória reserva
Sem o cartão, não existe ensaio. É uma das partes mais sensíveis do equipamento, pois está sujeito à defeitos de transferência, mau contato, corrompimento de arquivos, além da limitação de espaço.
Se for fotografar em formato RAW, o espaço se torna um problema ainda maior. Quando o ensaio render mais material que o esperado, ter um cartão reserva elimina qualquer preocupação.
• Flash, rebatedor e rádio
O famoso flash não é necessário apenas para trabalhos noturnos. Em várias situações, confiar apenas na luz natural pode não ser tão prático quanto ter um controle maior sobre a luminosidade das imagens.
Muitos fatores podem preocupar o fotógrafo sem flash: horário, posição e intensidade do sol, quantidade de nuvens no céu. Logo, um flash é ideal para preencher espaços de baixa luminosidade.
O rebatedor, por sua vez, é útil para preencher com luz os pontos escuros quando o sol for um foco de luz mais duro. Por fim, posicionar um flash acionado por rádio com sua luz difundida ou rebatida ao lado do modelo é, também, uma solução eficiente.
• Material de limpeza
A câmera e suas lentes costumam acumular poeira e umidade, mesmo quando armazenadas. Isso compromete a qualidade da imagem com partículas indesejadas ou desenvolvimento de mofo.
Alguns itens de limpeza como o Lenspen e borrifador de ar são essenciais para remover a poeira. Para a umidade, recomendamos um pano de tecido mais suave. Nunca assopre para remover a poeira, as partículas de saliva podem piorar a situação.
• Case e mochila
Depois de citarmos tantos equipamentos, está fora de cogitação carregar tudo na mão não é mesmo? Porém, levar tudo solto em qualquer bolsa também não é uma opção. Esses acessórios são frágeis, possuem peças de vidro e circuitos sensíveis, portanto merecem os cuidados necessários.
Quando escolher uma mochila para carregar seu kit, procure modelos específicos para fotografia. Elas contam com compartimentos únicos, que comportam os objetos específicos amortecendo seus impactos. Não se esqueça de adquirir produtos impermeáveis para prevenir danos por umidade ou situações de chuva.
Antes de se preparar para os seus trabalhos, defina os equipamentos necessários, carregue as baterias, separe os acessórios importantes e extraia o melhor possível com seu trabalho, ele começa justamente na preparação.
Bons ensaios!