Hora Dourada – Entendendo a melhor parte do dia

Last modified date

Comments: 0

A luz é a base da fotografia. É possível criar efeitos surpreendentes apenas utilizando esse recurso. Em um pequeno intervalo de tempo do dia nós temos a junção perfeita de elementos essenciais para compor uma bela foto: cores quentes, brilho e detalhes nítidos. Resultado da combinação ideal de luz e sombra proporcionadas pelo sol, esse intervalo se chama “Hora Dourada”.

Ocorrendo, geralmente, uma hora antes do pôr do sol e terminando com o astro já escondido, a Hora Dourada pode variar em cada época do ano pois depende da posição da Terra. Para facilitar, existem apps que ajudam a aproveitar o melhor desse período, sendo os principais o Magic Hour (iOS) e o Exsate Golden Hour (Android).

A Mágica do Sol

O pôr do sol é, sem dúvidas, o maior responsável por toda magia do momento na Hora Dourada. Essa mágica acontece devido ao caminho que a luz precisa fazer na atmosfera quando está distante de nós, trazendo aquele clima romântico e caloroso de fim de tarde que o nascer do sol não oferece (mesmo sendo possível conseguir efeitos semelhantes).

Escala de Kelvin

A Escala de Kelvin é essencial na fotografia, determinando um correto balanço de branco até o melhor aproveitamento das cores. Em uma representação mais próxima da realidade, teríamos algo como:

• Fogo (1700-1800K)
• Velas (1850-1930K)
• Pôr do sol (2000-3000K)
• Nublado (5500K)

Ou seja, quanto menor o número na Escala Kelvin, mais quente é a cor da luz. No caso da Hora Dourada, a temperatura está em uma parte amarelada, mas sem atingir o laranja completo, resultando em um efeito mais quente.

Luz Direcional

Último tópico sobre a Hora Dourada, a luz direcional é um fator importantíssimo na composição da foto. Durante a Hora, o sol vem da lateral, trazendo sombras mais divididas, porém, mesmo dividindo os objetos e trazendo detalhes mais nítidos, os efeitos resultantes são mais suaves. É o equilíbrio perfeito entre o contraste da luz e sombra, sem criar imagens com sombras super recortadas e marcadas.

Saiba aproveitar as diferentes horas do dia e explore efeitos, testando todos em suas fotografias.

Acompanhe nosso blog para mais dicas como essa.
Até mais!

fstop

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post comment