Manutenção e limpeza da câmera

Last modified date

Comments: 0

Investir em uma câmera não é um trabalho simples. É preciso muita pesquisa e disposição para adquirir um modelo, que geralmente tem um valor elevado e necessita de muitos cuidados. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas para que seu equipamento continue dando ótimos resultados por muitos anos. Apesar das câmeras digitais atuais possuírem peças confiáveis, elas podem falhar depois de um certo período, principalmente por conta de maus cuidados ou falta de manutenção.

Confira os principais pontos que devem ser levados em consideração ao cuidar da sua câmera:

PÓ E AREIA

Cuidado ao limpar partículas de pó e areia do seu equipamento. Não use ar comprimido/pressurizado para limpar a areia, isso pode direcionar tudo para dentro da câmera. Algumas partes do equipamento podem não ser muito bem vedados, permitindo penetração da areia, causando danos. Evite tirar fotos em um dia de vento na praia e também abrir o compartimento da bateria durante esses dias.

LÍQUIDOS

Mantenha os líquidos longe da câmera, a menos que possua algum estojo à prova d’água. Assim como qualquer peça eletrônica, o excesso de água pode danificar todos os componentes. Busque evitar tocar na lente e no LCD, os óleos da pele podem borrar e causar danos permanentes. Limpe com um pano de microfibra o quanto antes sempre que notar uma mancha nos dedos.

NÃO LIMPE COM QUALQUER PANO

Não utilize suas roupas como pano de limpeza, elas absorvem sujeira e suor, deixando a lente ainda mais suja ou danificando revestimentos óticos sensíveis. Inclusive, o tecido pode arranhar o vidro. Isso se aplica aos guardanapos, toalhas de papel ou qualquer produto que não for feito especificamente para vidro óptico.

CUIDADO COM LÍQUIDOS DE LIMPEZA

Não exagere na quantidade de líquidos de limpeza com seu equipamento. Além de deixar manchas, é possível limpar apenas com um pano seco de microfibra. Se for realmente necessário, coloque apenas algumas gotas no pano ao invés de despejar diretamente na câmera. A água também pode ser utilizada como substituta. Juntamente com o equipamento, não esqueça de aspirar a bolsa que utiliza para carregar todos os ítens.

TEMPERATURA

Algumas câmeras são projetadas para sobreviver a temperaturas severas, mas a maioria não. Não deixe-a em um veículo ensolarado ou sob luz solar direta, isso pode danificar o plástico. Inclusive, o frio extremo também pode danificar o LCD.

ALÇAS

Uma medida preventiva que pode salvar seus equipamentos, as alças de pescoço/pulso sempre são obrigatórias. Caso escorregue ou perca o controle perto de uma piscina, elas podem salvar sua câmera de uma queda fatal.

GUARDE CORRETAMENTE

Caso não use o equipamento por um certo período, é válido armazenar em uma área com baixa umidade e longe da luz direta do sol. É recomendável removar a bateria para reduzir a possibilidade de corrosão.

SENSOR

Eles são sensíveis à luz, poeira e detritos. As menores partículas podem causar manchas nas suas imagens. Mesmo com os sensores de autolimpeza atuais, em algum momento ele ficará sujo. Se mantiver uma lente montada na câmera, é provável que o sensor também fique seguro. Caso precise removê-la, tenha certeza de usar a tampa do corpo para manter o sensor protegido. Se for necessário trocar a lente em tempo real, mantenha a abertura voltada para baixo, reduzindo as chances de sujeira, detritos e umidade no sensor. Por último mas não menos importante, mantenha um borrifador de ar sempre por perto.

São várias dicas que podem ser revisadas com o tempo, fazendo um checklist eficaz de proteção e cuidados com suas câmeras. Cuide do seu equipamento, ele durará muito mais e isso irá refletir no seu trabalho!

fstop

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post comment