Como focar em fotos de retrato e grupo de pessoas?

Last modified date

Comments: 0

O resultado final de um trabalho executado pelo fotógrafo é sempre relativo comparado com outras profissões. Mas pode-se dizer que é quase unanimidade que o foco perfeito na hora de tirar sua foto é um dos objetivos mais vangloriados para se alcançar. Porém, quando se fala em perfeição no foco, é necessário saber a verdade sobre onde exatamente focar na hora que for fazer sua imagem. 

Dentro deste contexto, falando sobre o resultado final sair com perfeição, o foco é uma das etapas mais importante na sua composição fotográfica. Ele destaca os elementos e, principalmente, é responsável por destacar o assunto central da fotografia.

Você precisa tomar muito cuidado para não errar o foco. Para isso, é fundamental que você entenda todos os conceitos básicos da fotografia e profundidade da câmera na hora do registro. Por exemplo, você precisa dominar o que chamamos de profundidade de campo na câmera. Desta maneira, você pode controlar qual a área da imagem estará em foco e qual o tamanho que você deseja para esta área. 

FOCO NA HORA DE TIRAR UM RETRATO

Independente de quem seja o assunto principal no seu retrato, adulto, criança e até mesmo um animal, a recomendação principal é que você foque nos olhos. Todos os retratos que tem o olho desfocado pode transmitir algumas sensações ruins, estranheza para quem está vendo e até que existe alguma coisa errada na imagem. 

Como sabemos que o foco ressalta o centro de interesse da imagem a ser registrada, focar nos olhos da pessoa transmite a força do elemento e essa é a parte que mais chama a atenção de quem vai observar a foto. 

Uma dica para que você seja use a sua habilidade de fotógrafo, aumente e diminua a abertura do diafragma para que você controle a profundidade do campo e ache a combinação ideal para o que está sendo registrado. 

PRECISO TIRAR UMA FOTO EM GRUPO, E AGORA COMO VOU FOCAR? 

Certamente se você for um fotógrafo de eventos, vai existir aquele momento que você vai precisar reunir o pessoal e registrar aquele momento em conjunto. Neste caso, eu foco no que? 

Primeiramente, você deve ter em mente que todos possam estar no foco e para isso você precisa aumentar a profundidade de campo. Mais precisamente, você vai nas configurações de sua câmera e opte por valores mais altos, como f/11, por exemplo. 

Finalmente você na hora de fotografar, escolha a pessoa que estiver no seu primeiro plano e mais centralizada possível por que ela vai ser a sua referência na hora do registro. Posicionado em uma distância para conseguir encaixar todos no quadro, você foca nos olhos da pessoa que você escolheu. Como a opção foi por uma abertura de f/11, terá muita profundidade de campo e assim você consegue o foco em todas as pessoas. 

Como sempre enfatizamos aqui em nossos textos, é sempre bom você praticar todas essas dicas. Tudo que consumimos e aprendemos, estendendo para além do ramo da fotografia, você precisa colocar em prática na sequência. Então, se você estudou sobre foco durante uma hora, dedique a hora seguinte para executar o que aprendeu, isso trará uma absorção dos aprendizados muito maior. 

fstop

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post comment