Saiba qual é o cartão de memória ideal para seu uso

Last modified date

Comments: 0

Se a gente perguntar para para qualquer profissional da fotografia o que você não pode perder de jeito nenhum em um evento? Com certeza a resposta seria unânime dizendo que são as fotos que você tirou no evento.

Agora imagina só, você perder todos esses registros por um erro no cartão de memória. Sua atitude instintiva é gritar ou sair correndo? Quem sabe os dois? Bom, brincadeiras a parte, o cartão de memória é um dos equipamentos mais importante para os fotógrafos e que deve ter um cuidado especial.

Todo o cuidado já deve se iniciar na hora que você começar a escolher qual dos dispositivos você deverá escolher. Tem que saber a dimensão de acordo com a sua câmera e o qual será o uso que você terá dele. Esses passos são primordiais para que você não caia em uma enrascada.

Portanto, o que deve-se preocupar na hora de comprar o cartão de memória e saber qual é o ideal? Existem algumas características técnicas nos cartões de memória que diferenciam um do outro e engana-se quem diz que a única preocupação é a capacidade do cartão de memória. Vamos listar 7 destes elementos que você deve avaliar.

7 CARACTERÍSTICAS QUE VOCÊ DEVE CONSIDERAR NA HORA DE COMPRAR SEU CARTÃO DE MEMÓRIA

O TRADICIONAL CF (COMPACTFLASH)
Esse tipo de cartão são os cartões mais tradicionais. Uma característica própria dele são suas espessuras, é disponível em dois tamanhos: 3,3mm e 5,0mm. Diferente deste modelo, você pode encontrar ainda o CFast, que é mais rápido ainda.

VELOCIDADE MODIFICA O DESEMPENHO
A velocidade é uma das características a se considerar bastante. Dependendo do tipo de trabalho que você exerce, por exemplo, gravação de filmes ou até mesmo se você necessitar de disparos contínuos. Quanto maior a velocidade do seu cartão de memória, melhor o desempenho.

UDMA ÚLTIMA GERAÇÃO DO CF
Compactaflash, como falamos acima um dos mais tradicionais, tem a última geração de cartões com velocidade de transferência mais alta e contém o padrão UDMA (Ultra-direct memory acess)

CAPACIDADE QUANTO MAIOR MELHOR?
Depende. Capacidade é o quanto o cartão de memória terá de armazenamento. Depende porque precisa avaliar a sua necessidade. Quanto maior mais fotos você poderá armazenar no cartão.

SD E SUAS TRÊS VERSÕES
SD é o formato de cartão mais utilizado no momento e ele pode ser encontrado em três versões diferentes: SD, SDHC e SDXC

AS CLASSES DO CARTÃO SD
Estes cartões SD são vendidos por classes, assim ajuda você a ter uma noção de velocidade de gravação do cartão, ou seja, é importante quando você precisa gravar vídeos com a câmera, por exemplo. Termos técnicos das classes é que cartão classe 2 tem uma velocidade de gravação de ao menos 2MBps. Outro modelo é o classe 6, esse já faz 6MBps. Por fim, um classe 10 terá a velocidade de gravação de 10MBps

Essas foram algumas características que você precisa se atentar ao comprar o seu cartão de memória. Ele é um fator muito importante na composição dos seus equipamentos, talvez o mais essencial dentre eles. Sabe aquele sentimento de quando você compra seu equipamento? Que você fica curioso e quer saber tudo? Então, mantenha esse empenho e estude cada detalhe da sua câmera, assim você já será um profissional diferenciado.

fstop

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post comment